Confira as especialidades odontológicas reconhecidas pelo CFO — 2023
Atualmente contamos com um total de 23 especialidades odontológicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), cada uma delas atende a um tipo de necessidade, doenças e disfunções bucais.
Confira quais são as áreas atualmente abrangidas pelo CFO e quais tipos de tratamentos que cada uma delas contém para você se especializar e ampliar seu leque de serviços e produtos oferecidos na sua clínica ou consultório odontológico!
Conheça 23 especialidades da Odontologia
1. Acupuntura
A acupuntura até o ano de 2015 era considerada apenas uma terapia que fazia o uso de agulhas em diversos pontos do corpo para estimular a liberação de hormônios e substâncias que auxiliam no tratamento de diversos problemas físicos.
Após diversos estudos e testes foi comprovado os resultados positivos que a terapia oferece aos tratamentos odontológicos, reduzindo dores e acelerando a recuperação, podendo ser feitos antes, durante e depois de tratamentos orofaciais.
Para se especializar na área é necessário uma pós-graduação na área junto com estágio ambulatorial que permite você aplicar o tratamento em diferentes patologias.
2. Cirurgia e traumatologia e dor orofacial
Esta área abrange procedimentos de extrações, implantes, enxertos, transplantes e reparos na região bucomaxilofacial, cuidando de gengivas, lábios, bochechas e o maxilar. Atualmente, essa especialidade odontológica atua também no tratamento de apneia do sono, tumores de ordem benigna e traumatismos faciais.
Para se certificar na área é necessário fazer uma pós-graduação lato sensu que dura em média 36 meses e que abrange todos os possíveis tratamentos da área, além incluir um estágio ambulatorial.
3. Dentística
A dentística é uma especialidade odontológica que abrange a saúde bucal no geral, além de cuidar de tratamentos estéticos também. Essa é uma das primeiras especialidades reconhecidas pelo CFO e continua sendo a área muito procurada por diversos profissionais devido a crescente busca por procedimentos bucais estéticos.
Essa especialidade trata de procedimentos restauradores, como remoção de cáries e procedimentos estéticos, como a instalação de facetas de porcelana, resinas, lentes de contato e clareamento.
Para estar apto a exercer as atividades de dentística, você pode realizar uma pós-graduação lato-sensu ou até mesmo um pós em estomatologista.
4. Disfunção temporomandibular e dor orofacial
Esta é uma área que atende a diversas disfunções que podem ocorrer na boca, na mandíbula e, especialmente nas articulações e musculatura que envolve a região.
As disfunções e desvios de mandíbulas são muito comuns e podem ocorrer devido a acidentes, genética ou até mesmo ocasionadas pelo tempo, sendo um tipo de especialidade muito requisitado no mercado. Para trabalhar na área é necessário uma pós-graduação lato-sensu em odontologia e neuromodulação, assim como um estágio na área.
5. Endodontia
Esta é uma especialidade que abrange cerca de 13% dos profissionais no Brasil e trata do diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades relacionados ao dente e gengiva, também chamado de polpa e periápice dental.
Alguns dos procedimentos mais procurados para essa especialidade é a correção de fraturas e trincas que podem ocorrer na estrutura do dente, bem como tratamentos que previnem sua perda.
Para exercer as funções da área é necessário realizar uma pós-graduação em endodontia, assim como um estágio ambulatorial na área.
6. Estomatologia
Esta especialidade trata exclusivamente de doenças relacionadas à boca, seus ossos, carne e músculos. São profissionais muito procurados para tratar e analisar infecções, machucados, câncer e lesões que pedem biópsia. Para exercê-la basta fazer um curso de pós-graduação em estomatologia em uma instituição que seja credenciada ao CFO.
7. Harmonização orofacial
Esta é uma área relativamente nova e que tem ganhado muito destaque nos últimos 5 anos. Isso porque conta com procedimentos que envolvem bichectomia, aplicação de toxina botulínica para harmonização, fios de sustentação na face e até mesmo preenchimentos com ácido hialurônico – procedimentos que crescem e se popularizam a cada ano.
Apesar de muitos profissionais não credenciados no CFO realizarem esse tipo de tratamento, é necessário uma especialização em harmonização orofacial com estágio ambulatorial para que todos os procedimentos sejam feitos com sucesso e segurança.
8. Homeopatia
A homeopatia é uma especialidade nova no CFO e, por isso, há poucos profissionais no mercado especializado na área. Na odontologia a homeopatia visa realizar o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças bucais. Para adicionar essa especialidade ao seu currículo é necessário uma especialização na área de homeopatia, não necessitando de estágio ambulatorial.
9. Implantodontia
Esta é uma das especialidades da odontologia que mais cresce em estudos e tecnologias atualmente, que visa tratar, realizar e estudar os diversos tipos de implantes dentários e enxertos ósseos.
Essa é uma das áreas mais procuradas para se especializar e abrange cerca de 22% dos profissionais odontológicos, exigindo uma pós-graduação stricto sensu.
10. Odontogeriatria
Assim como a geriatria na medicina, a odontogeriatria visa cuidar da saúde dos idosos, auxiliando no envelhecimento saudável da gengiva e dentes, realizando a manutenção da sua saúde bucal e reduzindo os sintomas que o avanço da idade e doenças podem refletir na boca.
Apesar de não ser muito famosa, é muito procurada, especialmente por pessoas que possuem propensão a desenvolverem diabete, osteoporose e problemas vasculares. Para se especializar na área, é necessário completar um curso de pós-graduação, assim como estágio ambulatorial.
11. Odontologia do esporte
A odontologia do esporte é uma das áreas mais recentes registradas pelo CFO, e visa cuidar da saúde bucal de atletas, visando seu maior desempenho nas suas modalidades, prevenindo lesões e tratando de particularidades odontológicas.
A especialização na área pode ser feita com um curso com grade curricular voltado para o tratamento, prevenção e diagnóstico de condições bucais de atletas.
12. Odontologia do trabalho
A área da odontologia do trabalho visa cuidar, tratar e orientar os cuidados da saúde bucal de trabalhadores de diversos ramos, garantindo a saúde e longevidade dos dentes das pessoas. Para essa área, é comum que empresas contratem profissionais especializados, fornecendo tratamento e avaliação bucal dos trabalhadores.
É necessário que se faça uma pós-graduação em odontologia no trabalho para garantir uma credenciação no CFO, mas também não se descarta uma pós-graduação em odontologia lato-sensu.
13. Odontologia legal
Assim como o médico legista, a odontologia legal tem o objetivo de pesquisar fenômenos psíquicos, químicos, traumas ou alterações biológicas que podem ocorrer em pessoas vivas ou mortas, sendo resultado de lesões de terceiros ou de acidentes
Esse profissional trabalha com os médicos legistas e peritos criminais, exigindo um curso de pós-graduação e estágio na área.
14. Odontologia para pacientes com necessidades especiais
Atualmente existem menos de 1.000 profissionais especializados e registrados com essa especialidade. Voltada apenas para indivíduos que possuem alteração biopsicossocial, os profissionais visam tratar, cuidar e manter a saúde de pessoas que possuem deficiência, atende às diversas necessidades que as suas condições físicas ou sistêmicas exigem.
Assim como as outras especialidades, é necessário concluir um curso de pós-graduação na área com estágio ambulatorial.
15. Odontopediatria
O profissional da odontopediatria trabalha exclusivamente com crianças, fazendo anamnese odontológica, tratando da sua saúde bucal, prevenindo doenças e até mesmo ensinando e orientando os cuidados que os pequenos devem ter com seus dentes.
São muito procurados para o acompanhamento do desenvolvimento bucal da criança, assim como para o uso de aparelhos e prevenção de doenças. Para ter essa especialidade em seu currículo, é necessário realizar um curso de pós-graduação na área e um estágio ambulatorial.
16. Ortodontia
A ortodontia é a especialidade que cuida e trata da posição correta dos dentes e ossos que envolvem o maxilar, atendendo a necessidade de correção, uso de aparelhos e atuando também na prevenção das doenças periodontais
17. Ortopedia funcional dos maxilares
Esta é uma especialização que trabalha atuando no diagnóstico e tratamento de dores e incômodos oriundos de disfunções na dentição, problemas que podem atingir desde a arcada dentária aos maxilares e a musculatura.
Para se especializar na área, uma pós-graduação em ortodontia lato-sensu é necessária.
18. Patologia oral e maxilo facial
Esta é uma especialização que cuida das regiões da cavidade oral que envolvem a língua, lábios e toda a estrutura óssea dos maxilares. Profissionais especializados desta área da odontologia tratam de tumores benignos, lesões nas mucosas, infecções orais e dores crônicas.
Para se especializar na área é necessário um curso de pós-graduação com estágio ambulatorial em patologia oral e maxilo facial.
19. Periodontia
A periodontia envolve exclusivamente o cuidado com a saúde da gengiva, diagnosticando, tratando e prevenindo doenças como gengivite, retração gengival, periodontite e placas bacterianas, evitando e tratando dos problemas que podem afetar a região, assim como se estender à raiz do dente e ossos.
A periodontia exige que você faça um curso de especialização na área com estágio ambulatorial.
20. Prótese buco maxilo facial
Este é um ramo que trabalha na restauração de fraturas e danificações na estrutura da face, assim como realizando procedimentos de reabilitação anatômica, estética e funcional que pode afetar os olhos, ouvidos, nariz e pálpebras.
Como a maioria das especializações, esse tipo de especialidade exige que se tenha um curso de pós-graduação na área com estágio ambulatorial.
21. Prótese dentária
Esta especialidade trabalha exclusivamente com a implantação, remoção e substituição de próteses e implantes, dentes faltantes ou troca dos dentes naturais pelos artificiais.
Por ser uma área que exige muito conhecimento técnico, para se especializar no nicho é necessário realizar um curso de especialização e pós-graduação em prótese dentária.
22. Radiologia odontológica e imaginologia
Esta especialidade examina e atende os dentes, face e arcada dentária de pacientes por meio de radiologia, visando diagnosticar possíveis problemas na região de maxilar.
Esse é um campo muito promissor, já que o avanço das tecnologias que envolvem a radiografia estão avançando cada vez mais, permitindo até mesmo diagnósticos digitais e instantâneos, sendo cada vez mais procurados. Não é uma área com muitos profissionais no mercado e para garantir a especialidade é necessário um curso na área.
23. Saúde coletiva
Os profissionais da odontologia com especialidade em saúde coletiva visam atender as necessidades da saúde bucal geral e familiar. São voltados geralmente para a saúde pública e programas de saúde familiar do governo.
Essa especialização é recomendada para quem deseja prestar concursos públicos, exigindo um curso de pós-graduação na área para começar os atendimentos.
Quantas especialidades pode ter um dentista?
Você pode se especializar em quantas áreas da odontologia desejar, podendo fazer quantas pós-graduações quiser, mas apenas consegue registrar e praticar apenas duas das especialidades do Conselho Federal de Odontologia. Este limite está estabelecido na Resolução CFO-195/2019.
A prática de atividades não registradas, mesmo que você tenha cursos de especialização, podendo resultar em penalidades e até mesmo suspensão por tempo indeterminado do seu CFO.
Quais foram as últimas especialidades reconhecidas pelo CFO?
Até o final do ano de 2014 havia apenas 20 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia, porém, Homeopatia, Odontologia do Esporte e Acupuntura foram adicionadas também e atualmente são áreas em grande crescimento e procura no mercado.
Agora que você sabe quais são todas as áreas da odontologia e até quantas especialidades você pode ter, invista na sua carreira em setores nos quais você se identifica e deseja se desenvolver.
Segundo as estatísticas de profissionais registrados no CFO, as especialidades de ortodontia, implantodontia, endodontia, prótese dentária e periodontia são as que mais têm profissionais registrados atualmente. Mas, além delas, ainda há muitos nichos em crescimento.
Gostou deste conteúdo? Continue em nosso blog e confira nosso post: Ortodontia: descubra o que é e seus principais tipos.
Até logo!