Aprenda como limpar a língua corretamente!

Escovar os dentes é certamente uma das atividades relacionadas à higiene pessoal mais importantes! E, mesmo seguindo todas as indicações de escovação, seja como posicionar a escova na boca ou quantas vezes deve ser feita a limpeza bucal no dia (pelo menos três vezes ao dia, não se esqueça!), se você não limpa sua própria língua, os resultados ideais de higiene não serão os mais favoráveis.

E a importância de mantê-la sempre limpa vem do fato de que é nela onde ficam acumuladas a maior parte das bactérias bucais, ou seja, quando a língua está branca significa que existe ali uma alta formação da chamada saburra lingual, que são restos de células, alimentos e outros microrganismos.

Evitar que essa saburra se forme não é uma tarefa difícil e não exige um gasto grande de tempo para sua retirada. Seu processo de limpeza pode (e deve) ser feito durante a escovação normal dos dentes. Para te ajudar a manter sua língua sempre limpa e com uma aparência muito mais agradável, o blog da INterDENTAL traz algumas dicas de higienização lingual super fáceis e que vão manter a sua boca longe de sujeiras e outros problemas. Confira!

Quais os melhores métodos de limpeza da língua?

Para começar, não existe segredo para uma boa limpeza bucal. Tudo o que precisa ser feito aqui são as ações de praxe executadas diariamente. Ou seja, para começar, passe o fio dental entre todos os dentes, e faça isso de forma bem leve e tranquila para não machucar ou causar retração gengival — como já explicamos aqui no blog!

mulher com a boca aberta

Depois disso, escove os dentes com a quantidade de pasta de dentes a que você está acostumado, esfregando muito bem para cima e para baixo os dentes de trás e em círculos os dentes da frente para evitar empurrar demais a gengiva. Enxágue bem a boca e, feito isso, é só limpar a língua.

E para esse tipo de higienização em especial, existem alguns processos bastante simples. Nele, é possível usar diferentes técnicas e acessórios que podem ser escolhidos dependendo do jeito que menos te incomode ou cause desconforto. Veja quais são eles:

1. Limpador de língua

Não são raras as pessoas que escolhem utilizar limpadores de língua como ferramentas de higiene. Elas também são bastante comuns no mercado há alguns bons anos e chamam a atenção pela sua facilidade de uso e maciez durante o processo de higiene.

limpadores de língua coloridos

Elas podem ser encontradas em dois formatos, em modelos de raspagem e em modelos de esfregação, ambas muito eficientes. E para usá-las você só precisa:

  • Colocar a língua para fora;

  • Inserir o limpador ao fundo dela;

  • Puxá-lo para frente sem desencostar sua base da superfície da língua;

  • Faça isso ao menos 4 vezes em repetição e pronto.

2. Escova de dentes

Não quer gastar dinheiro com acessórios e outros produtos? Bom, você pode usar a sua escova de dentes mesmo. Sim, ela também pode limpar a sua língua sem nenhum problema. A jogada aqui é escolher uma escova que tenha cerdas mais leves e bem macias. Isso porque as cerdas mais grossas e duras podem machucar a sua língua.

Mulher limpando a língua com escova de dente

Em geral, essas cerdas são excelentes para garantir limpeza também das gengivas e bochechas tanto quanto da própria língua. Existem escovas que apresentam também cerdas de silicone já inclusas em sua estrutura para limpeza de língua, fazendo até mesmo com que o uso de creme dental não seja necessário.

Se a escolha for realmente essa, lembre-se de começar a higienização pela parte de trás da língua, de preferência com a escova de lado e em movimentos retilíneos. Com isso, vá escovando até a parte da frente toda a superfície da língua enquanto é feita uma leve pressão. Termine a higienização enxaguando a boca com água.

3. Colher de sopa

Sim, é exatamente isso, uma colher de sopa! Muitos torcem o nariz para esse método e acham estranho seu uso, mas é exatamente pelo formato totalmente adequado da colher que a faz perfeita para esse trabalho. E não tem muito segredo aqui, é só você escolher uma colher de sopa que ofereça a melhor curvatura para a sua língua e limpá-la.

MULHER SEGURANDO UMA COLHER DE SOPA PRATA

Todo o processo de limpeza será feito da mesma maneira que os limpadores comprados na farmácia. E o fato de a colher ser feita de metal ainda garante que você possa usá-la por bastante tempo, além de permitir uma higienização muito melhor do acessório.

Só fique atento a um detalhe, jamais devolva a colher para a gaveta de talheres, se decidir usar esse método, a colher deve ser totalmente exclusiva para limpeza da língua. Reserve-a em um lugar bem limpinho junto a seus outros acessórios de higiene bucal e mantenha-a lá, sempre.

Por que é limpar a língua também importante?

Como dito lá atrás, o acúmulo de sujeiras, restos de alimentos e muco natural da língua é chamado de saburra lingual. Esse acúmulo forma uma camada espessa na língua e é facilmente identificada pela sua cor esbranquiçada por toda a superfície lingual.

mulher mostrando a língua

Quando não há uma limpeza adequada ou limpeza completa diariamente, alguns problemas sérios podem surgir, como perda leve de paladar, mau hálito, o aumento significativo de placa e até mesmo o surgimento de cáries e periodontite. Já que, mesmo com a limpeza dos dentes, as bactérias da língua ainda conseguem se espalhar por toda a boca.

Ou seja, manter a língua sempre limpa garante que sua boca fique muito bem protegida e cheirosa como um todo. Mas claro, isso só será garantido quando todos os processos de limpeza, incluindo dentes e gengiva, também forem os mais adequados e executados diariamente.

Enxaguante bucal para uma melhor limpeza da língua

Uma última dica bem legal também: o uso de enxaguantes bucais não é necessariamente algo obrigatório, mas são muito bem-vindos para quem quer dar aquele último toque na limpeza bucal.

Mulher colocando enxaguante bucal no copinho

Com ele você irá ajudar a hidratar ainda mais a sua boca e também eliminar outras bactérias que tanto a escovação dental quanto lingual não conseguem.

E se você já escovou sua língua recentemente e não quer arriscar limpá-la de novo, aproveite muito bem seu enxaguante e faça gargarejos adicionais ao longo do dia para evitar que aquele cheirinho desagradável apareça.

E se você gostou desse conteúdo e quer saber mais de outros assuntos do mundo odontológico, aproveite também para conferir tudo sobre clareamento dental, o que é, como funciona e mais aqui no blog da INterDENTAL!

INterDENTAL

Autor: INterDENTAL

Deixe um comentário