Conheça a odontologia legal e como atuar na área
Você sabia que a odontologia pode ir além do consultório? Pois é! A especialidade em odontologia legal atua diretamente em outros campos. Onde o cirurgião-dentista pode desempenhar, por exemplo, o papel de legista e identificar cadáveres que, por algum motivo, não podem ser reconhecidos.
Por mais que a odontologia tenha inúmeras áreas em expansão para serem escolhidas, como o caso da harmonização orofacial, ortodontia e a implantodontia — que contam com os maiores números de profissionais cadastrados pelo Conselho Regional de Odontologia, a odontologia legal não fica para trás.
Atualmente, a especialidade se destaca e, como os alunos conseguem ter contato com ela desde a graduação, esse ramo desperta mais seu interesse de atuar e de se destacar profissionalmente. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa incrível especialidade? Confira e saiba tudo sobre a especialidade, assim como as possibilidades de atuação na área!
O que é a odontologia legal?
De acordo com a definição oficial dada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a Odontologia Legal é caracterizada por ser a especialidade responsável por estudar quaisquer tipos de fenômenos, sejam eles físicos, químicos, psíquicos ou biológicos, que podem atingir o indivíduo enquanto vivo, morto ou, ainda, já em osso.
Assim como, também, estuda e analisa os fragmentos desses fenômenos e seus vestígios deixados no corpo, resultantes em lesões reversíveis ou não. Resumindo brevemente, o odonto legal estudará quaisquer danos que podem atingir o indivíduo e suas lesões para chegar em um consenso ou em uma identificação. Por mais que pareça que a especialidade gira em torno apenas do criminal, sua atuação vai além desse cenário.
Essa especialidade apresenta uma história de origem bastante curiosa: em 1897, houve um incidente na França conhecido como “Incêndio do Bazar de la Charité”, que provocou cerca de 200 óbitos de burgueses e de nobres da região. Com isso, era necessário identificar os cadáveres, entretanto, como estavam carbonizados, isso só foi possível através de um elemento: os dentes.
Graças às arcadas dentárias de cada um e a comparação realizada entre o que estava presente com os registros odontológicos e históricos de procedimentos realizados por eles, foi possível identificar cada um dos cadáveres. Com isso, a odontologia legal nasceu e se tornou o que conhecemos hoje.
É claro que, hoje em dia, o especialista na área não só identifica cadáveres como, também, cuida de inúmeros outros aspectos da profissão, como o correto cumprimento das leis, do marketing, dentre outros.
A atuação da especialidade também vai para a realização de perícias da esfera trabalhista, auditoriais ou, então, de cunho administrativo. Além disso, é possível também realizar a devida fiscalização de planos odontológicos e de cursos da Odontologia, sejam eles de graduação, de pós ou de atualização.
Por fim, é possível atuar também no campo como legista, onde se utiliza os mais variados conhecimentos acerca da Odontologia, como radiografia ou ortodontia, para realizar perícias em indivíduos.
Para que serve a odontologia legal?
De uma forma geral, há dois campos de atuação para a odontologia legal que justificam a sua função. Na primeira, temos o campo forense, onde o odontolegista será responsável por identificar lesões e agravos ao corpo humano dentro de sua área de atuação, assim como identificar cadáveres por meio de suas características dentárias.
Em outro campo, observa-se o seu papel em fazer com que o código de ética odontológico e a legislação vigente sejam devidamente cumpridos. Seja através de auditorias ou de vistorias nos cursos de graduação, ou pós, nos planos odontológicos e em consultórios. Assim, é garantido que todos cumprirão as leis e seguirão conforme as normas.
A odonto legal ganha um grande espaço no mercado de trabalho, especialmente agora com o crescimento do marketing na odontologia. Por isso, é importante ressaltar que o cirurgião-dentista que atua nessa especialidade deve dominar inúmeras áreas e conhecimentos distintos, adquiridos ao longo da graduação e da pós.
Quanto ganha um odontologista legal?
O salário médio de um cirurgião-dentista especializado em odontologia legal varia de acordo com a região e com o concurso prestado, assim como com as horas semanais de trabalho. Segundo os dados obtidos na faixa de fevereiro de 2022 e janeiro de 2023, o salário médio de um odontologista legal vai de 3 mil a até 10 mil reais.
As horas semanais também variam, tanto no atendimento em âmbito particular quanto, também, no trabalho realizado por concurso público. Seu horário de trabalho semanal varia entre 25 e 35 horas. Entretanto, podem ser mais ou menos conforme a localidade do emprego e suas regras.
O que faz um odontolegista?
No geral, um odontolegista é responsável por aplicar todos os conhecimentos adquiridos nos longos anos de graduação em Odontologia. O especialista utiliza cada conceito aprendido nas mais distintas áreas da profissão, incluindo radiologia, ortodontia e em base na legislação em vigor.
As atividades profissionais exercidas pelo especialista em odontologia legal, no seu dia a dia, incluem:
-
Identificação humana, onde se analisa as características dentárias de cada cadáver quando não é possível por outros meios para, então, saber sua identidade;
-
Perícias administrativas, em foros civis, criminal ou trabalhista e em infortunística;
-
Traumatologia e avaliação de lesões em corpo, responsável por analisar ferimentos, fraturas dentárias e traumas em complexo maxilofacial, assim como suas consequências para a saúde do indivíduo;
-
Antropologia forense, onde se estuda toda a ossada para determinar sexo, idade e estatura do paciente visando facilitar sua identificação;
-
Perícias no vivo e no morto;
-
Perícias de diferentes manchas ou líquidos que tenham origem na cavidade bucal;
-
Estudo de exames de imagem para perícia;
-
Aplicação das leis vigentes no código de ética odontológico;
E se engana quem pensa que o odontolegista atua só nessas atividades. Pelo contrário, atualmente, ele também é responsável por garantir que todo o marketing digital feito por cirurgiões-dentistas siga a lei proposta pelo código de ética. Além disso, também são responsáveis por orientar inúmeros profissionais ao redor do Brasil.
Como ser odontologista legal?
Interessado em se tornar um odontologista legal? Pois bem, assim como em qualquer especialização presente na área, é necessário fazer um curso de pós-graduação para trabalhar na profissão. A especialização pode ser encontrada em diversas instituições ao redor do país, tanto em rede federal como em instituições de ensino privadas.
A especialização em odontologia legal pode variar de duração, entre 8 meses a, até, 15 meses. Todo o conteúdo abordado no curso será voltado para a prática profissional na área, que inclui a legislação em vigor, as perícias nas mais variadas esferas e exames de corpo.
Gostou das informações? Continue acompanhando nosso blog com conteúdos novos toda semana!