Guia completo sobre idade óssea: entenda sua importância!

A idade óssea o indicativo que define o crescimento dos ossos de criança. É um exame que mostra se desenvolvendo dos ossos delas estão fora de padrão, crescendo rapidamente, ou normais, quando crescem lentamente. Tudo isso levando em conta a sua idade cronológica dela, no caso, considerando a sua faixa etária da criança.

Desde que nascemos até o momento em que nossa estrutura física se forma completamente, já na fase adulta, nosso corpo passa por uma série de transformações e mudanças drásticas de desenvolvimento. E são com elas que adquirimos forma e tamanho completos ao final de todo o processo.

E para definir se existe algum tipo de problema ou disfunção relacionados ao crescimento, ainda durante a fase inicial da vida, passamos por procedimentos de identificação dessa idade, a fim de avaliar o grau de amadurecimento dos ossos.

Se você ficou curioso/a e quer saber mais sobre esse assunto e também como é feita essa identificação, o blog da INterDENTAL separou algumas informações pertinentes para você entender por completo sobre idade óssea. Confira mais!

Como saber qual é a idade óssea da criança?

A avaliação da idade óssea é um método feito nos primeiros meses de vida do bebê. Em uma avaliação de idade óssea, são usados diferentes métodos para saber se o amadurecimento e desenvolvimento dos ossos da criança serão, ao longo de sua vida, os mais saudáveis possíveis.

dentista com manequim odontológico na mão e criança escovando

A ideia principal aqui é a de avaliar e identificar se a idade óssea da criança observada equivale à sua idade cronológica, ou seja, é avaliado se os ossos dela irão se desenvolver de forma que acompanhe seu crescimento físico natural mais rápido ou mais lentamente.

O exame avalia e mede os espaços entre ossos das mãos e do punho não-dominante da criança. O procedimento não oferece dor a criança e é feito através de radiografias para se ter uma noção mais ampla da maturação desses ossos e de seu desenvolvimento.

É possível, através dos resultados desses exames, compreender o quanto ela já cresceu e o quanto ela ainda poderá crescer até alcançar a fase adulta. Os métodos mais utilizados para esse tipo de exame são:

  • Greulich & Pyle Visual (GPV) – método utilizado para a inspeção óssea, é feito ao observar a radiografia e comparar as imagens atuais com outras já pré-estabelecidas e selecionadas de casos padrões;

  • Greulich & Pyle (GP) – feita a princípio da mesma maneira que o método anterior já citado, nesse método são atribuídas idades ao final do exame, feitas por meio do cálculo matemático da média;

  • Tanner & Whitehouse (TW) – nesse método são usados comparativos de, pelo menos, 20 estudos em diferentes estágios de maturação óssea. A partir desses 20 casos são retiradas regularidades, coeficientes de correlação, regressão linear e de coincidência, desvios-padrão e paralelismo de retas todas elas observadas em relação ao análise atual.

Por que é importante saber a idade óssea da criança?

Saber com precisão esse tipo de informação é interessante porque, além de conhecer por completo e em detalhes como será o desenvolvimento óssea da criança, também é possível saber quais e se haverão distúrbios em seu crescimento.

dentista mostrando um raio-x odontológico para paciente

Com esses dados em mãos, é possível também prever quanto tempo ela ainda terá de crescendo físico efetivo, já que a idade óssea é significativamente diferente da idade cronológica.

Quando a criança não apresenta nenhuma condição aparente em seu desenvolvimento, é possível definir que seu ritmo de crescimento será lenta podendo estar completamente formado assim que alcançar a adolescência ou mesmo no início de sua fase adulta.

Quando existem divergências em comparação a idade óssea dela com a idade cronológica, normalmente entre 1,5 e 2 anos de diferença, pode ser que tenha a possibilidade e necessidade de interferência relacionada ao seu crescimento.

Quando existe um resultado inverso, o de aceleração no crescimento ósseo, isso pode indicar que seu desenvolvimento físico será maior que o desenvolvimento cronológico. Quando a criança não tem nenhuma condição, seu crescimento será mais lento e seu desenvolvimento completo chegará apenas no final da adolescência.

Qual o método mais eficiente para identificação da idade óssea?

Determinar com precisão qual o melhor método para identificação da idade óssea é uma tarefa bastante complicada, já que todos eles oferecem análises muito precisas e determinantes para o resultado final.

Em geral, o método a ser utilizado poderá ser escolhido de acordo com a preferência do próprio pediatra. A escolha do método também poderá ser feita de acordo com o tipo de especialização do/a profissional.

Análise da idade óssea na odontologia

Observar o desenvolvimento ósseo bucal e relacionado também é de suma importância para garantir o potencial correto de crescimento da dentição das crianças. Esses resultados são obtidos através de telerradiografia — a análise cervical —, podendo ser feitas tanto por cirurgiões buco-maxilofacial ou ortopedistas funcionais dos maxilares.

dentista com um esqueleto facial nas mãos

Ter esse tipo de resultado em mãos auxilia em uma maior precisão, previsibilidade e estabilidade nos diagnósticos e, principalmente, maior eficiência nos próprios tratamentos, oferecendo também maior qualidade em suas progressões.

Quais as recomendações para garantir um crescimento saudável?

É possível evitar que, em geral, pelo menos algumas dessas disfunções sejam evitadas, tudo através de acompanhamentos regulares, desde seu nascimento, com um pediatra ou um endocrinopediatra. Através de análises simples feitas durante esses acompanhamentos será possível identificar qualquer tipo de alteração em seu corpo.

mulher loira de coque com as mãos no rosto sorrindoo

É preciso também evitar o consumo de produtos com alta exposição a plástico e também desreguladores endócrinos, como maquiagens e esmaltes. É necessário também que a criança tenha uma rotina de atividade física e alimentação saudável.

E se você gostou de nossas informações sobre a idade óssea, ficar por dentro também de nossas informações sobre saúde e bem-estar, além de muito outros assuntos tão interessantes quanto. Venha para o blog da INterDENTAL e confira artigos novos toda a semana.

Obrigado pela companhia e até a próxima!

INterDENTAL

Autor: INterDENTAL

Deixe um comentário