O implante dentário é uma técnica da odontologia moderna que consiste nacolocação de um pino no osso do maxilar. Dessa forma, esse material vai agir como substituição da raiz dental, permitindo que um dente artificial seja posto no local.
Esse procedimento é muito importante, pois faz com que milhares de pessoas que perderam um ou vários dentes voltem a sorrir, impactando diretamente na autoestima dos pacientes.
O método pode ser feito de diferentes maneiras, afinal, existem 5 tipos de implantes e vários modelos de pinos para realizar o procedimento. Se você quer entender tudo isso, então continue a leitura porque iremos esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto, confira!
Por que o implante dentário é importante?
O implante em um ou mais dentes promove a satisfação e bem-estar do paciente, porque contribui desde aspectos estéticos até a melhora na fala. A Interdental selecionou 5 benefícios de realizar esse procedimento com segurança:
- Melhora na mastigação;
- Gera estabilidade na arcada dentária;
- Melhoria a fonética;
- Conserva os dentes naturais do paciente;
- Evita a degradação da parte óssea.

Outro ponto é que esse método é realizado por meio de uma cirurgia que costuma ser indolor. A necessidade de realizar, ou não, o implante é decidida durante uma consulta avaliativa — aproveite para descobrir como funciona a avaliação odontológica. Justamente por se tratar de um procedimento complexo e cirúrgico, ele só pode ser realizado por um cirurgião dentista.
Quem pode fazer implante no dente?
Podem realizar a implantação pessoas maiores de 18 anos e com boas condições de saúde. Sendo assim, pacientes que possuem esses requisitos e precisam de reposição de um ou mais dentes estão aptos a passar por essa técnica em consultório odontológico.
Além disso, quem usa prótese dentária sem estabilidade também pode realizar o implante para conquistar maior estabilidade da arcada dentária.

Em quais casos o implante não é recomendado?
Embora a maioria do público possa realizar esse procedimento, existem algumas restrições. São pacientes:
- Com diabete e/ou pressão alta;
- Em tratamentos de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia (na região que receberia o implante);
- Usuários de drogas ilícitas;
- Que façam uso de remédios da classe bifosfonatos;
- Com cáries múltiplas na boca;
- Sofreram AVC ou infarto cardíaco recentemente;
- Realizaram uma cirurgia cardíaca nos últimos 6 meses;
- Menores de 18 anos.
No caso da idade, a limitação ocorre devido ao crescimento ósseo, pois para realizar esse procedimento é necessário que o paciente já tenha o desenvolvimento completo dos ossos bucais.
Se você quiser saber mais sobre este assunto, indicamos que leia nosso guia completo sobre idade óssea e a sua importância para a odontologia!
Qual é o preço de um implante?
O valor possui inúmeras variáveis para ser calculado, por isso, não existe uma regra ou mesmo preço fixo para realizar a cirurgia de implantação dentária. Mas, com base em pesquisas de mercado atuais, a média de valor está entre R$1.500 até R$2.900 por dente.
5 tipos de implantes dentários que você precisa conhecer
Você sabia que existem mais de um tipo de implante no dente? Essa é uma curiosidade que poucas pessoas conhecem — e existem várias características diferentes entre cada modelo. Continue a leitura para descobrir o que é cada uma:
Simples
Esse tipo é indicado para quem deseja fazer a implantação de apenas um dente — por isso esse tipo também é conhecido pelo nome “implante unitário simples”.
No implante único, o primeiro passo é colocar um pino que substituirá o dente perdido. Após alguns meses (geralmente dois ou três), é colocada a prótese do novo dente.
Quando é apenas um dente perdido ou deficiente, os pacientes costumam demorar para procurar um dentista para colocação do implante, mas isso é prejudicial ao resultado do procedimento.
Porque sem o dente, o organismo pode absorver o osso maxilar e a massa óssea precisa suportar o peso do novo dente para que o implante dental seja um sucesso.

Duplo
Embora tenha o nome de implante duplo, este método éideal para quem possui três dentes que precisam ser restaurados. A nomeação do procedimento está associada à quantidade de implantes que será necessária colocar utilizando essa técnica, são inseridos apenas dois pinos no osso maxilar.
Funciona da seguinte forma: são inseridos dois pinos e três próteses. O dente do meio fica apoiado apenas pela gengiva em meio a um espaço vazio que ficou dos dois implantes.

Zigomático
Nessa técnica, não é utilizado o enxerto ósseo e, por isso, esse procedimento é muito indicado para quem tem atrofia maxilar grave. A implantação dentária é fixada no osso zigomático — popularmente conhecido como a maçã do rosto. Os resultados do implante zigomático causam muita satisfação aos pacientes, além disso, substituem próteses totais.
Vale lembrar que para realizar uma implantação dentária é necessária a formação de cirurgião dentista. Essa é apenas uma das 23 especialidades de dentistas que você precisa conhecer.
Prótese overdenture
Dentre as opções de implantes dentários com prótese, esta é a que possui melhor custo-benefício. São utilizados menos pinos (2 a 6) que, juntos, permitem a substituição completa dos dentes superiores ou inferiores da arcada dentária.
O método é prático, seguro e confortável para o paciente, já que acaba funcionando como uma espécie de dentadura fixa, mas que pode ser retirada pelo paciente na hora de realizar a limpeza.
Prótese protocolo
Nesse tipo de procedimento, também é possível substituir todos os dentes da arcada dentária superior ou inferior. Os pinos são posicionados de forma estratégica na arcada dentária, por isso, só são necessários de 4 a 8 pinos para sustentar a prótese.
O maior benefício desse modelo está no acabamento natural e na segurança ofertada pelo uso de mais pinos para fixar completamente os dentes.
Quais materiais são usados para fazer o implante?
Existem 6 materiais que podem ser utilizados para realizar os implantes nos dentes, são eles:
- Resina;
- Porcelana;
- Titânio;
- Cerâmica;
- Dental Duplo;
- Nanotecnológicos;
As variações mais populares são os modelos porcelana e resina. Aspectos como tempo de duração do implante, brilho e naturalidade do procedimento mudam conforme o material realizado.
Os modelos de resina possuem excelente estética inicial, mas perdem abrasão mais facilmente. Implantes em porcelana não possuem essa característica, já que elas prevalecem com a mesma aparência após anos.
Em um consultório são utilizados diferentes materiais para melhor atender os pacientes, por isso, selecionamos os principais materiais odontológicos que todo dentista precisa conhecer.
Cuidados no pós- operatório de implantes no dente
De modo geral, as indicações para o pós-operatório da implantação dental são bem similares a de outros procedimentos. São eles:
- Optar pela ingestão de alimentos líquidos ou pastosos;
- Fazer repouso nos dias seguintes à operação;
- Evitar exposição sob sol forte;
- Colocar compressas geladas para aliviar a dor;
- Tomar remédios conforme indicação médica;
- Manter o acompanhamento clínico de forma regular.
Algumas outras indicações básicas também são feitas, como higienização bucal e o abandono de maus hábitos, como consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Todas essas orientações fazem com que o pós-procedimento seja tranquilo e a recuperação mais rápida — a cicatrização pode levar entre 3 semanas e 6 meses.
Temos certeza que agora você já sabe tudo sobre os implantes dentários, que tal ampliar seu conhecimento conhecendo os 6 tipos de clareamento dentário — confira!