O que é glândula inflamada, causas e tratamentos!

Em algum momento você sentiu desconforto na boca, secura, dificuldade de engolir ou de falar, ou mesmo aquela sensação de inchaço logo abaixo da língua? Esses são alguns sintomas da glândula salivar inchada, sabia?

Se qualquer um desses sinais surgir repentinamente, junto a um certo desconforto e dor, saiba que esse tipo de situação não é comum, mas que existe tratamento e pode ser solucionada em pouco tempo!

Para saber mais sobre essa condição e entender a fundo quais são as causas e como cuidar de sua glândula submandibular inchada, o blog da INterDENTAL traz informações detalhadas para que você possa entender quais são os mecanismos desse problema. Conheça!

O que são glândulas salivares?

Órgãos localizados logo à frente e embaixo dos ouvidos, especificamente atrás do chamado ângulo mandibular, as glândulas salivares são tecidos responsáveis pela produção e secreção de saliva em toda a região da boca.

menino em fundo branco com a boca aberta

Essa produção de saliva é importante para uma série de funções do organismo humano, principalmente o umedecimento dessa área para facilitar o trabalho de mastigação dos alimentos ingeridos.

Todo esse processo é possível devido às enzimas salivares que ajudam na digestão, além de, também, oferecer anticorpos e uma série de substâncias que ajudam na prevenção de infecções. O conjunto completo de glândulas salivares apresenta três partes principais chamados:

  • Glândulas parótidas – localizadas atrás do ângulo mandibular, abaixo e logo a frente dos ouvidos;

  • Glândulas sublinguais – localizadas nas laterais da língua;

  • Glândulas submandibulares – localizadas sob as laterais da mandíbula.

Além das glândulas citadas, existem também algumas outras menores espalhadas por toda a região da boca que completam a primeira parte do sistema digestivo humano. Elas são exclusivamente produtoras de saliva e servem apenas para ajudar a digerir e decompor os alimentos consumidos.

Qual o motivo da glândula salivar ficar inchada?

As glândulas salivares são dificilmente notadas e passam a vida executando suas funções sem qualquer tipo de dificuldade. Ainda assim, existem casos clínicos que podem causar desregulação nessas regiões, fazendo com que elas fiquem inchadas e sensíveis!

mulher sentada na cadeira com dor nos dentes

Esses inchaços podem ser causados por uma série de diferentes fatores, como doenças degenerativas, doenças inflamatórias e até mesmo tumores benignos e altamente tratáveis.

Condições como infecções por vírus ou bactérias, baixa produção de saliva devido a um alto nível de hidratação externa e o uso de medicamentos que reduzem a produção de saliva são bastante comuns. Essa condição costuma acometer principalmente idosos, ainda que tenham propensão também de surgir facilmente em pessoas de qualquer idade.

O que fazer em caso de glândula submandibular inchada?

Ainda que seja bastante comum o desaparecimento por conta própria desses inchaços depois de duas semanas, caso os sintomas persistam por um período maior é necessário a visita a um dentista para que ele realize um diagnóstico completo e também uma indicação apurada de tratamento.

dentista com os braços cruzados dentro do consultório

Os diagnósticos desse problema podem ser retirados apenas de exames físicos tradicionais, mas em casos de dores, secura e/ou inchaço em excesso, além do normal, exames como ultrassom ou exame de sangue podem ser necessários.

Em casos de confirmação de glândula inflamada, alguns dos possíveis tratamentos são o uso de antibióticos (em casos de infecção por bactérias) e anti-inflamatórios, indicados principalmente para ajudar a diminuir os efeitos desses sintomas.

Higienização bucal regular e uma maior ingestão de água durante o dia também podem fazer parte do tratamento. Se houver uma frequência muito grande de inchaço, como casos crônicos, uma cirurgia para a retirada das glândulas afetadas também poderá ser cogitada.

Fique atento aos sintomas de glândula inflamada

Observar quais são e como são os sintomas de glândula inflamada é uma ação extremamente importante para saber em detalhes se pode, ou não, existir qualquer tipo de patologia mais grave relacionada ao surgimento dos inchaços.

dentista mostrando um diagnóstico no tablet para paciente senhora

Cânceres e tumores estão entre as doenças mais comuns quando esse problema não é tratado, aparecendo mais nas regiões da cabeça e do pescoço. E por serem, em sua grande maioria, tumores benignos, intervenção com cirurgias de extração acabam sendo a melhor solução.

Em suma, realizar exames preventivos regulares, e não somente focados nas glândulas salivares, são de extrema importância para a saúde como um todo, ajudando a diminuir consideravelmente o número de doenças e aumentando as chances de tratamentos bem-sucedidos.

Ainda que não se tenha exatamente uma comprovação de causas específicas relacionadas ao surgimento de glândulas salivares inchadas, ainda vale a pena manter a precaução e evitar esse tipo de situação desagradável. 

E se você ainda tem curiosidade em saber mais sobre outros assuntos relacionados à saúde bucal, então aproveite para conferir aqui no blog da INterDENTAL tudo sobre retração gengival e quais são seus sintomas, causas e tratamentos.

Não perca nada de nenhum assunto sobre o universo odontológico e fique atento ao blog e aos nossos textos novos toda semana!

INterDENTAL

Autor: INterDENTAL

Deixe um comentário