Ortodontia: descubra o que é e seus principais tipos!

Muito além do que apenas a escovação e dos cuidados básicos com os dentes, ter uma boa mordida e arcada dentária alinhada também são aspectos importantes para garantir a saúde bucal. Dentes tortos e/ou mal encaixados são problemas que dificultam bastante a limpeza diária e ajudam a acumular sujeira entre eles, causando deterioração e doenças periodontais.

Para corrigir esses problemas e trazer a boca um nível maior de saúde, evitando estresse muscular durante a mastigação, dores de cabeça, pescoço, ombros, costas e até mesmo síndrome da ATM, são necessários procedimentos específicos de tratamento.

Para isso existe a ortodontia, um tipo de especialização dentro da odontologia que ajuda a identificar a necessidade de alguma correção dentária, tornando a dentição mais saudável e proporcionando melhor aparência aos dentes.

Se você ficou curioso/a e quer saber sobre esse assunto, o blog da INterDENTAL traz para você informações e explicações detalhadas acerca desse tema. Confira!

O que faz a ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade inclusa no ramo odontológico que atua diretamente na correção da posição dos dentes na boca, ou seja, ajusta e arruma os dentes, oferecendo uma melhor mordição e contribuindo na aparência do paciente.

mesa odontológica

É a ortodontia que define e seleciona as melhores formas de corrigir os dentes tortos, atuando diretamente tanto no ajuste da parte funcional da boca quanto na parte estética. Ou seja, é nesse segmento que será definido qual o melhor tratamento, quais serão as melhores técnicas e que tipo de aparelho dental é o melhor para cada caso.

O objetivo geral da ortodontia é corrigir qualquer tipo de imperfeição bucal, relacionada aos dentes, para que o paciente possa morder, mastigar e até mesmo falar sem que os dentes afetem qualquer uma dessas atividades. No processo, também oferece harmonia estética, aumentando a autoestima e trazendo diversos benefícios para a vida dessas pessoas.

Quais problemas os dentes tortos podem trazer?

Além dos já citados problemas estéticos, o desalinhamento dos dentes pode trazer uma série de problemas físicos à pessoa, já que estão diretamente associados a problemas na mordida.

Como os dentes acabam não se encaixando direito, a mastigação errada acaba forçando em excesso os músculos maxilares, trazendo maior estresse a essa região da boca e, em alguns casos, acaba gerando também uma disfunção da ATM (anormalidade da articulação temporomandibular).

Tudo isso acaba criando uma série de problemas que podem ocasionar em enxaquecas muito fortes, dores crônicas nos ombros, costas e pescoço — já que todos esses músculos estão relacionados diretamente. Além de tudo isso, dentes tortos também dificultam a higienização correta da boca.

Devido à desorganização dos dentes, a escovação acaba não atingindo certas áreas, o que faz com que ocorra umacúmulo muito grande de placas e, consequentemente, uma formação de cáries e gengivite. Outro fator de risco é que, dentes tortos também não permitem o uso correto de fio dental, já que em muitos pontos, o fio nem mesmo consegue adentrar entre os dentes.

Quais são os tipos de ortodontia?

Chamados de ortodontistas, os/as especialistas nessa área, além de sua formação em odontologia, também passam por uma especialização na área de ortodontia. É nesse processo de estudo que o profissional aprende mais sobre esse segmento da odontologia.

infográfico com dente de aparelho

Durante a especialização, são estudados três diferentes tipos de ortodontia, conhecidos como preventiva, interceptiva e corretiva.

Ortodontia preventiva

Essa é uma modalidade cujo objetivo é o de prevenir o desenvolvimento de desordens dentárias, minimizar os problemas já em andamento e as possíveis alterações dento-esqueléticas, bem como prevenir qualquer problema que o/a paciente possa ter no futuro.

Esse processo também ajuda a evitar a necessidade de extração dos dentes permanentes, corrigindo as disfunções originárias de hábitos adquiridos ao longo da vida, como chupar dedo ou chupeta, problemas não resolvidos de dicção e problemas respiratórios decorrentes de respiração pela boca.

Ortodontia interceptiva

Esse tipo de ortodontia tem como objetivo interceptar qualquer tipo de situação fora da normalidade, normalmente encontrada em exames, e em situação de desenvolvimento em estágio inicial. Exerce fator corretivo de problemas relacionados a mordida aberta, mordida profunda e mordida cruzada associados a perda precoce de dentição.

dentista com criança

Nesse processo, são aplicadas a instalação de aparelhos ortodônticos capazes de evitar tanto a perda dental quanto a movimentação de outros dentes, criando assim condições adequadas para que o fechamento correto e o encaixe bucal se desenvolvam adequadamente.

Ortodontia corretiva

Em casos de dentes tornos já desenvolvidos, são utilizados métodos e técnicas que favorecem a correção das maloclusões através do uso de diferentes tipos de aparelhos ortodônticos.

Esse tipo de ortodontia é costumeiramente utilizado para a correção de permanentes, mas também trabalha com a correção em estágio intermediário, ou seja, no final da dentição mista, onde parte dos dentes são formados por dentes de leite e a outra parte por dentes permanentes.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Em geral, existem quatro tipos de aparelhos ortodônticos, os quais são: aparelhos alinhadores, aparelhos fixos e aparelhos removíveis. Dentro de cada tipo podem ser encontrados modelos diferentes.

mulher com aparelho dental

O uso de cada um deles será definido por qual o tipo de problema dental deverá ser corrigido, além das características físicas do paciente e de quais serão as etapas do tratamento. Confira mais sobre eles:

  • Aparelhos alinhadores — esse tipo de aparelho se utiliza de placas transparentes, trocadas diversas vezes ao longo do tratamento conforme o alinhamento vai se formando;
  • Aparelho fixo estético — ficam por dentro da boca, colados no céu da boca e apenas com algumas hastes metálicas à mostra. Permite uma correção mais discreta e não compromete muito a aparência;
  • Aparelho fixo tradicional — o tipo de aparelho que fica colado diretamente no dente, permitindo aplicação e movimentação dentária através da força mecânica;
  • Aparelho móvel — utilizado no final do tratamento, o modelo serve para fazer apenas algumas pequenas movimentações dos dentes, organizando no processo funções de deglutição, mastigação, respiração e fala.

Blog INterDENTAL: informações do mundo odontológico para você!

Conhecer e compreender em detalhes cada uma dessas informações é função do ortodontista e dos profissionais que trabalham para desenvolver esse segmento odontológico. Por isso, em caso de algum desses problemas ou sintomas relacionados, procure pelo suporte do médico dentista.

É de suma importância que qualquer tipo de avaliação e identificação de problemas bucais deva vir de um desses profissionais e caso surja a necessidade de uso de aparelhos, apenas ele/ela poderá solicitar um tratamento adequado feito especialmente para o seu caso.

E se você gostou da leitura e tem curiosidade de saber mais sobre o mundo da odontologia, aproveite a visita para conferir mais sobre harmonização orofacial, desde a sua prática até as suas técnicas!

INterDENTAL

Autor: INterDENTAL

Deixe um comentário