Com o avanço da tecnologia nos tratamentos odontológicos, materiais com melhores propriedades químicas e físicas têm sido desenvolvidos para oferecer opções mais seguras e eficientes para quem procura melhorar a estética e a funcionalidade dos dentes.
Em meio a esse desenvolvimento, um dos tratamentos que mais se destaca é a resina fotopolimerizável, um material com diferentes empregabilidades que é ativado por meio da luz, apresentando uma série de vantagens para quem trabalha na odontologia.
Pensando nisso, o blog da INterDENTAL separou informações importantes sobre o uso de resina fotopolimerizável. Confira agora!
O que é resina fotopolimerizável?
Com função principal de garantir a restauração completa do dente danificado, a resina fotopolimerizável é utilizada em procedimentos relacionados à restauração e reconstrução dental em casos de pequenas cáries ou mesmo traumas bucais que possam provocar fratura no dente. O material também oferece cobertura de tratamento para desgastes por bruxismo ou outros problemas que possam provocar a perda de material dentário.
Esse tipo de resina, também conhecida como resina composta fotopolimerizável, é formulada e produzida por uma matriz orgânica, um agente de união, partículas de carga e outros agentes iniciadores que reagem a solução química para formar a liga da resina. Seus ativadores são:
- Bis-Gma
- Silanos
- Sílica
- Vidro de bário
- Zircônio/sílica
Durante a aplicação, o iniciador mais utilizado é a canforoquinona que, quando ativada por um comprimento de onda específico (aproximadamente 470 nanômetros) e excitada por ela, cria — junto a uma amina terciária existente na composição — um radical livre iniciando o processo de polimerização.
Em todo esse processo é utilizado um aparelho fotopolimerizador que pode ser encontrado em diferentes modelos no mercado e que oferecem luzes halógenas, luzes de LEDs, laser de argônio e arcos de plasma de xenônio.
Características da resina fotopolimerizável
Por oferecer uma série de vantagens odontológicas que possibilitam diversas formas de empregabilidade em tratamentos, a resina fotopolimerizável consegue oferecer resultados estéticos de alta qualidade, pois apresenta coloração muito próxima ao dente natural.
Ainda mais que, quando comparadas às porcelanas tradicionais, a resina e todos os seus resultados de eficiência apresentam um custo-benefício claro, já que o material é mais barato e oferece também alta maleabilidade e dificuldade mínima de manuseio, enrijecendo apenas quando aplicada a fotopolimerização sobre sua superfície.
A resina fotopolimerizável pode ser encontrada no mercado em 2 tipos diferentes conhecidos como:
- Resina composta fotoativada, ideal para profissionais que oferecem restauração das mais variadas aplicadas diretamente nos dentes;
- Resina fotoativada em laboratório, utilizada normalmente para realizar moldes para criação de protéticos, ou seja, para a confecção de moldes para próteses de facetas, coroas ou mesmo para a reconstrução parcial e/ou total do dente.
Quais as vantagens das resinas fotopolimerizáveis?
Existem vários benefícios de uso da resina fotopolimerizável. Em relação ao seu uso pelo profissional, o material apresenta, como brevemente citado, textura e viscosidade em níveis que oferecem maior maleabilidade, fazendo com que a formatação ideal no dente seja possível. Isso significa que o material permite que o profissional consiga deixar o dente no formato correto mais facilmente.
Já para o paciente, as vantagens são até mais interessantes. Por apresentar textura e tonalidade muito semelhantes ao dente natural, a resina pode ser aplicada em qualquer parte da dentição, tem alta aceitação no organismo e apresenta durabilidade maior que a amálgama ou mesmo das porcelanas.
Em ambos os casos, as vantagens em relação aos valores dessas resinas são ótimos. Por serem mais baratas que boa parte das porcelanas disponíveis no mercado e esteticamente mais interessantes que as amálgamas, a resina fotopolimerizável acaba oferecendo um excelente custo-benefício de compra direto do fornecedor e também para repasse ao paciente.
Além dessas vantagens, a resina fotopolimerizável também apresenta outros benefícios, como:
- Alta resistência para livre mastigação e sem restrição de alimentos;
- Alta durabilidade (quando os cuidados certos aos dentes são aplicados corretamente);
- Permite uso em tratamentos estéticos diversos;
- Apresenta sistema adesivo ideal tanto em superfícies naturais quanto em outra já restauradas.
Há desvantagem na utilização de resinas fotopolimerizáveis?
Por ser um material com alto grau de conversão, obtido durante a fotopolimerização, a resina apresenta maior tendência à contração da polimerização, ou seja, é um material que pode apresentar a formação de aberturas entre a resina e o dente após a aplicação.
Esses espaços acabam permitindo ocorrência de microinfiltração, ou seja, permite também a passagem de fluidos e bactérias. Para evitar que esse fenômeno aconteça, atualmente podem ser utilizadas técnicas que minimizam a ocorrência de contração de espaços, sendo a principal delas a realização de fotopolimerização modulada.
Conheça 5 melhores marcas de resina fotopolimerizável
Se você pretende investir nesse novo método de restauração dental ou mesmo está abrindo sua nova clínica e precisa saber mais sobre quais são as melhores resinas do tipo, é sempre interessante olhar em detalhes para quais são as marcas disponíveis no mercado e o que cada uma delas oferece de melhor.
Separamos algumas informações sobre as cinco marcas mais conhecidas e procuradas do segmento para que você também saiba em detalhes o que cada uma pode oferecer de melhor aquela que será escolhida para seus trabalhos. Confira!
1. Resina Amaris Voco
Um dos principais fabricantes do ramo, a VOCO tem oferecido resinas nano-híbrido fotopolimerizável com uma das melhores tonalidades naturais, uma dentina altamente transparente através de seu esmalte e excelente resistência à abrasão para posteriores.
2. 3M Filtek One Resina Bulk Fill
Uma das empresas mais antigas na produção de materiais dentários e com sede no Brasil a mais de 70 anos, a 3M oferece uma das melhores e mais famosas linhas de resina composta do mercado atualmente. Sua linha apresenta aceleramento do procedimento restaurador e é desenvolvida especialmente para uso em dentes posteriores.
3. IPS EMPRESS DIRECT – Ivoclar Vivadent
Utilizado em especialmente em procedimentos de restauração direta nas regiões anterior e posterior bucal, o IPS Empress Direct é um compósito de obturação nanohíbrido, fotopolimerizável e estético criado com padrões estéticos excepcionalmente altos e especializados em restaurações dentais e recriação de suas aparências naturais com a ampla variedade de tons.
4. Tokuyama Estelite Omega
Criadas com tecnologia japonesa de restauração, as resinas Tokuyama representam uma das melhores no mercado de odontologia atualmente. A resina apresenta partículas supra-nanométricas esféricas monodispersas em sua composição, sendo indicada especialmente para restaurações posteriores e anteriores —entre elas a face oclusal, as facetas diretas, os reparos de porcelana e compósito, e outros.
5. Yflow Yller
Marca totalmente nacional, a Yller é a produtora da YFLOW, uma resina composta de baixa viscosidade, fotopolimerizável e com excelentes propriedades mecânicas. A resina pode ser utilizada facilmente em diferentes situações aliando em um único produto um bom escoamento, facilidade de manipulação, resistência ao desgaste e bom polimento, além de alta resistência de uso.
Informações do mundo odontológico é no blog da INterDENTAL!
Com as dicas trazidas nesse conteúdo, esperamos que tenha ficado mais fácil encontrar a resina fotopolimerizável ideal para sua clínica.
Se você gostou de aprender um pouco mais sobre resina fotopolimerizável, não deixe de conferir nossos diversos outros textos sobre o mundo odontológico aqui no blog. Por aqui, você encontra curiosidades, dicas e muita informação relacionada ao universo odontológico!
Obrigado pelo seu tempo e nós vemos na próxima.